Estresse e ansiedade no trabalho. Como lidar com esse mal?

15 de abril de 2010 at 0:40

Estresse e ansiedade causados por problemas no trabalho podem ser danosos para a saúde geral do empregado? Estudos apontam que sim e a partir disso, as empresas já começam a buscar meios para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, aumentar o rendimento de seus trabalhadores.

Recentemente, o Instituto Nacional para Saúde e Excelência Clínica (Nice), entidade da Grã- Bretanha que ajuda a regular questões de saúde naquele país, emitiu diversas recomendações aos empregadores da Grã- Bretanha para proteger a saúde mental dos trabalhadores.  Segundo o Nice, o governo local gasta cerca de 46 bilhões de dólares por ano com doenças mentais associadas ao trabalho, problema que atinge o mundo todo.

É no ambiente de trabalho, no cumprimento de tarefas ocupacionais, que as pessoas passam grande parte de suas vidas. Por isso, precisasm sentir- se bem neste ambiente, valorizadas, fazendo parte do contexto e em um clima favorável à ascenção profissional, avalia a Psiquiatra Eunice Zanatta.

Situações de estresse e ansiedade eventualmente ocorrem em todo ambiente de trabalho, mas o problema surge quando esse estresse e ansiedade se tornam patológicos, ou seja, prejudiciais a saúde do trabalhador.

problemas no ambiente profissional, podem prejudicar a saúde